segunda-feira, 21 de maio de 2018

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE CONTINUA

Foi realizado no sábado, 12 de maio, entre às 8h e às 17h em todas as Unidades Básicas e Saúde (UBS) do município, o Dia D de Vacinação. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2018 que segue até o dia 1º de junho.

Até o momento, foram vacinados apenas 51% dos munícipes em toda Colombo. O Secretário de Saúde Dr. Antoninho Barth alertou que “a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que 90% da população dos municípios sejam vacinadas durante as campanhas, porém a procura da população está baixa”.

Apenas 27,59% das crianças até cinco anos, 30,54% das gestantes e 30,54% das puérperas receberam a vacina até a realização do balanço. Com uma taxa maior de procura, os idosos atingem 71,24% e os professores 71,08% de vacinados.

A abertura oficial da campanha foi realizada na última sexta-feira, 11, na UBS do Atuba, que fica localizada na Travessa Ludovico Klindinger, 150. O Vice-Prefeito, Sérgio Pinheiro, estava presente e afirmou que “a Prefeitura está trabalhando para que seja vacinado o maior número possível de colombenses, mas é preciso que todos participem da ação indo até a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para receber a vacina”, disse.

O secretário da pasta ressaltou que, “a campanha de vacinação continua e estaremos desenvolvendo ações conjuntas com a Atenção Básica para atingirmos a meta até o dia 1° de junho, mas é importante que aqueles que ainda não foram vacinados estejam atentos as datas da campanha e não deixem a saúde de lado,” disse.

Quem pode tomar a vacina?
O Secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth, advertiu que crianças que estiverem com febre acima de 38°C e pessoas com histórico de reação anafilática relacionada ao ovo e seus derivados não poderão receber a vacina. Podem ser vacinados todos os indivíduos com 60 anos ou mais de idade.

Serão vacinadas ainda as crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas. Além dos grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. E, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os professores ativos de escolas públicas e privadas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário