segunda-feira, 19 de junho de 2017

FIFA ESTUDA NOVA MUDANÇA NAS REGRAS DO FUTEBOL


A International Football Association Board (IFAB), que é responsável por mudanças no futebol e a implementação do Vídeo Árbitro, apresentou um projeto para mudar questões de jogo.

A FIFA já considera novas mudanças no futebol, por uma modernização no esporte, adicionando tecnologia e mais alguns detalhes. Desde a chegada de Gianni Infantino no órgão máximo do esporte, algumas modificações e testes-piloto já foram efetuados em alguns torneios juniores. A ideia é revolucionar e fazer com que jogadores, árbitros e torcedores se adapatem ao uso do vídeo para lances controversos.

Estas são as principais alterações propostas pelo projeto "Fair Play" que o International Football Association Board e a FIFA analisarão em março do próximo ano:

1) Dar mais responsabilidade ao capitão para ser a única voz autorizada para protestar jogadas controversas com o árbitro e também ajudar a acalmar as tensões. Além disso, os jogadores que "intimidarem" o árbitro em um protesto, serão repreendidos severamente.

2) Que se sancione a jogadores e comissão técnica advertências ou expulsões conforme o caso e que não seja mais uma simples advertência e em caso de um dos jogadores suplentes ser expulso, que a equipe perca o direito  a uma substituição.

3) Que o tempo de jogo pare cada vez que a bola não estiver em jogo, como no basquete, por exemplo. Além disso, mudar o tempo de 90 minutos (45 cada tempo) para 60 minutos (30 cada tempo), esses seriam minutos efetivos de bola rolando.

4) Que nos escanteios e tiros livres, o jogador possa tocar duas vezes seguidas na bola e dar uma maior continuidade a partida. Algo como acontece no hóquei.

5) Não haverá necessidade da bola estar parada para a cobrança de falta, para não gerar qualquer vantagem ao goleiro.

6) O Goleiro que agarrar a bola com as mãos dentro da área oriundo de passe de um companheiro será considerado pênalti e não mais tiro livre direto.

7) Se um jogador tocar a bola com a mão sobre a linha ou muito perto do gol, o árbitro poderá conceder um gol diretamente sem necessidade da bola entrar completamente.

8) Como no rugby, o primeiro tempo e o final do jogo só se dariam quando a bola não estiver mais em jogo, para evitar que se prejudique uma jogada que pode resultar em gol.

9) Nos penaltis, para evitar as constantes invasões seguiria a seguinte definição: Ou se converte ou se falha. Se o goleiro defender ou a bola bater nas traves o jogo seria parado e marcado tiro de meta, sem escanteios ou algo similar. Além disso, se um atacante invadir a área,  o penalti seria considerado falho ou não executado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário